A Biblioteca

Em seu espaço, além dos serviços de consulta e empréstimos do seu acervo, ocorrem seminários, exposições, encontros e oficinas.
A BPMJG executa programas de incentivo à leitura e formação de leitores através da Feira de Troca de Livros e do Projeto Descarte.
A BPMJG, integrada ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas através do Programa Mais cultura,  possui um acervo de aproximadamente 35 mil exemplares com obras didáticas, técnicas, literatura , periódicos, cds e dvds.

Acervo 
O Acervo da Biblioteca é dividido em:
- Obras de Referência: compreende enciclopédias e dicionários. Estão disponíveis apenas para consulta;
- Obras Gerais: é formado por livros de literatura e outros de interesse geral;
- Setor de Periódicos: contituído por jornais disponíveis para consulta local e por revistas e outras publicações;
- DVDs: possui filmes ficcionais e documentários;
- CDs: pequeno acervo de CDs de diversos gêneros musicais;
- Setor infanto-juvenil: constituído por livros de literatura voltados para crianças e adolescentes.


Projeto Descarte
O Projeto Descarte visa fazer circular o livro, oferecendo o acervo descartado ou excedente a outras bibliotecas.
Desse modo, a BPMJG contribui para a instalação de bibliotecas comunitárias pelas regiões da cidade, bem como para ampliação do acervo de bibliotecas já existentes e que enfrentam dificuldades em termos de manutenção em ampliação, como é o caso de bibliotecas de escolas públicas e de instituições prisionais.  Este serviço ainda atende comunidade na medida em que possibilita um destino adequado a publicações que foram utilizadas e passaram apenas a ocupar espaço.


Feira de Troca de Livros
A Feira de Troca de Livros de Porto Alegre é realizada pela BPMJG, com a participação de bibliotecas de outras instituições e foi instituída através da Lei Municipal  9716, de 30 de dezembro de 2004.
O objetivo da Feira é divulgar, incentivar e valorizar o livro e a leitura. O evento propicia o contato e troca de experiências entre as bibliotecas participantes (de Porto Alegre e Grande Porto Alegre), bem como entre bibliotecas/leitores e leitores/leitores. Funciona como um espaço de divulgação das bibliotecas disponíveis ao público na Grande Porto Alegre, também oportunizando a circulação dos livros usados ou excedentes. Basta comparecer com livros e idéias para trocar.
A Feira de Troca ocorre  anualmente (em setembro) ,  junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha. O período do ano e a localização favorecem ao êxito do evento, com um público médio de 10.000 pessoas.
Durante a feira, as diversas bancas promovem uma troca de livros (em forma de escambo) com leitores que se  dirigem ao evento a fim de trocar seus livros já lidos por outros, possibilitando também a renovação dos acervos das bibliotecas participantes e, principalmente, o acervo dos leitores.

Cursos, oficinas e conferências 
Fora do horário de atendimento, a Biblioteca sede seu espaço para cursos e oficinas de várias modalidades, como produção textual e de fotografia, além de sediar conferências de interesse cultural.


Equipe
Bibliotecárias:
Bel. Jacqueline de Oliveira Mative
Bel. Renata de Souza Borges
Bel. Flavia Helena da Silva Monte
Assistentes Administrativos:
Daniel Modena da Silva
Amanda Medeiros Oliveira
Estagiários:
Caroline Flores Baumhardt
Bruno Rosa de Souza
Cintia Neves Bohmgahren
Bruna Hagemann Leães
Camila Santos Frains
Luciana Camila Garcia de Oliveira
Priscila Trindade
Nayamillet Gonçalves Ribeiro
Peterson Scirea Rossato